Secretário Faisal Karam e Conselho Estadual de Educação debatem desafios da atual gestão

Secretário Faisal destacou os desafios da educação a serem trabalhados pela atual gestão - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

Com a proposta de estabelecer uma parceria de trabalho conjunto diante da crise financeira que afeta o Estado do Rio Grande do Sul, o secretário estadual de Educação, Faisal Karam, realizou, na manhã desta quarta-feira (16), a sua primeira visita ao Conselho Estadual de Educação (Ceed).  O encontro, que contou com a presença dos 21 conselheiros, debateu, entre outros temas, a qualificação da gestão das instituições de ensino, o fortalecimento do ensino profissional e a otimização de recursos no transporte escolar.

“Nós temos que ter a consciência que o Rio Grande do Sul, está, há bastante tempo, enfrentando uma dificuldade financeira. Este é o grande desafio da nossa gestão. É necessário fazer algumas reformas para obter mais recursos disponíveis. Do orçamento de R$ 9,1 bilhões destinados para a educação, R$ 8,1 bilhões são destinados para folha de pagamento. Por isso, temos que repensar seriamente uma série de questões”, enfatizou o secretário Faisal Karam.

O secretário destacou ainda que as escolas precisam se reinventar e se adequar à realidade dos estudantes. “Se as instituições de ensino deixarem de ser atrativas para os alunos e não se adaptarem às novas tecnologias, a evasão só vai aumentar. Não podemos continuar repetindo os mesmos erros”, reiterou.

A presidente do Conselho Estadual de Educação (Ceed), Sônia Maria Seadi Veríssimo, saudou a presença do secretário e em nome do Conselho se dispôs a debater todos os assuntos que forem benéficos para a educação gaúcha. “As nossas portas estão abertas para realizar as discussões necessárias e trabalhar em conjunto em prol dos nossos alunos e educadores”, afirmou.

Presenças

Ainda estiveram presentes no evento os seguintes representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc): o diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH), José Adílson Antunes; o diretor do Departamento de Logística, Paulo Rezende; e o assessor, Paulo Magalhães.