Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Estudantes gaúchos embarcam para os Jogos da Juventude

Competição no Rio Grande do Norte aponta a nova geração brasileira de atletas

Publicação:

Atletas de várias modalidades estiveram no Aeroporto Salgado Filho
Atletas de várias modalidades estiveram no Aeroporto Salgado Filho - Foto: Esporte Educacional/Divulgação
Por Renato Gava

Estudantes gaúchos entre 12 e 17 anos embarcaram na manhã desta segunda-feira (12) para Natal, onde a partir de amanhã começam a disputa por medalhas nos Jogos Escolares da Juventude, maior competição nacional do gênero, que vai até o dia 26 de novembro. Ao todo, a delegação gaúcha conta com 256 atletas oriundos das escolas da rede pública, que ao longo do ano disputaram os Jogos Escolares (Jergs), e das escolas particulares, vencedores do Campeonato Estudantil Escolar (Cergs).

Serão 14 modalidades em disputa. Ciclismo, ginástica rítmica desportiva, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez estão na primeira fase – foram esses os atletas que partiram ontem de avião de Porto Alegre para o Rio Grande do Norte. No dia 16, viajam os participantes de atletismo, badminton, futsal e vôlei. E, no dia 21, é a vez dos competidores de basquete, handebol e judô para a parte final. Todas as disputas são nos naipes feminino e masculino – exceto GRD, disputado apenas entre mulheres.

“O evento já se consolidou como a mais importante competição esportiva escolar do nosso país e se destaca também pela importância na descoberta de novos talentos”, lembrou a assessora de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (DP/Seduc). Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), que apontará os destaques da competição para defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos da categoria, ainda este ano.

 Jergs

Responsável pela formação de boa parte da equipe, os Jergs contam com a participação de cerca de 140 mil estudantes da rede pública estadual e são organizados pela Seduc. Em quantidade de atletas envolvidos, trata-se da maior competição do Rio Grande do Sul.

Secretaria da Educação