Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc participa do 30º Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do RS

Em ação inédita, equipe da Secretaria recebeu participantes do evento para esclarecimentos sobre questões ligadas à educação

Publicação:

Crédito: Felipe Utz
Crédito: Felipe Utz
Por Rodrigo Peixoto

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esteve presente no 30º Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação do RS, realizado entre 4 e 5 de abril, no Salão de Atos da UFRGS. O secretário de estado da Educação, Faisal Karam, esteve na solenidade de abertura, que teve ainda a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli; o presidente da Undime Nacional, Alessio Costa Lima, o presidente da Undime/RS, Marcelo Mallmann, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, e a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEED/RS), Sônia Maria Seadi.

Em seu discurso, Faisal Karam ressaltou a necessidade de um trabalho de reestruturação da rede pública de ensino, baseado em políticas contínuas de médio e longo prazo. Ainda, reforçou a importância de planejamento e fiscalização para a busca de resultados para a área. “A educação é o agente principal de uma transformação positiva da sociedade. É fundamental que tenhamos, em nome dessa evolução, políticas de estado que permaneçam sólidas mesmo após o término das gestões. Os resultados que desejamos para o futuro muitas vezes dependem dessa continuidade”, afirmou.  Após a fala de Karam, a secretária-adjunta da Seduc, Ivana Flores, apresentou ao público ações e prioridades da educação do Estado para os próximos quatro anos – Fluxo, Formação Continuada dos Docentes e Gestores, Novo Ensino Médio, Alfabetização e Tecnologias estão no foco do trabalho que será desenvolvido.

Posteriormente, Karam e Decotelli participaram de um almoço com a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite, e do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Eduardo Lamb.

Ações de aproximação:

Um grupo de trabalho, composto por técnicos da Seduc, esteve no evento para esclarecer dúvidas relativas a temas importantes da área da educação, como o regime de colaboração entre os governos Federal, Estadual e Municipal, de modo a auxiliar na resolução de demandas.

Promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RS), o Fórum teve como tema o Protagonismo na gestão: itinerários possíveis. Palestras e mesas-redondas abordaram a implementação da Base Nacional Curricular e Referencial Curricular Gaúcho, elaboração dos documentos curriculares municipais, desafios da gestão municipal, gestão administrativa, financiamento e FUNDEB, além de destaque para a Educação Infantil.

 

 

 

 

 

Secretaria da Educação