Secretaria da

Seduc avalia desempenho das Escolas em Tempo Integral

Última avaliação do ano contemplou 16 mil alunos que integram o Ensino Fundamental e Médio

Publicação:

Iara Wortmann enalteceu o papel da Escola em Tempo Integral nas comunidades escolares - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) apresentou, nesta quinta-feira (13), os resultados da última avaliação diagnóstica do ano de 2018 que foi realizada com 16.000 estudantes das 109 Escolas em Tempo Integral do Estado. O resultado da avaliação, que ocorre de forma trimestral, teve o objetivo de fornecer um retrato do nível de conhecimento dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática nas 97 instituições de Ensino Fundamental e nas 12 de Ensino Médio. Os dados foram divulgados durante evento no Hotel Ritter, no bairro Centro Histórico, em Porto Alegre.

Foram realizadas, ao longo de 2018, duas provas com o Ensino Fundamental e três com o Ensino Médio. O desempenho foi analisado por item, aluno, série, matéria e coordenadoria. A análise geral foi repassada aos professores de cada instituição de ensino para que as principais dificuldades, individualizadas, recebam reforço curricular.

De acordo com a secretária-adjunta estadual de Educação, Iara Wortmann, o acompanhamento das escolas é muito importante, não somente para que os alunos mostrem o seu desempenho, mas para que os professores possam mostrar o trabalho realizado em sala de aula. “As escolas em Tempo Integral são diferenciadas porque tem um significado especial para as suas comunidades escolares. Eu fico muito feliz de ver este auditório lotado aqui hoje nesta formação. Não há outro caminho para a educação a não ser pela busca incessante de conhecimento”, destacou.

Conforme a coordenadora do Ensino em Tempo Integral da Seduc, Hilda Liana Diehl, uma das metas na realização de diagnósticos é a progressiva diminuição das taxas de reprovação e abandono nas escolas contempladas com Programa. “O acompanhamento dos resultados irá oferecer subsídio para que escolas e gestores, juntos, avaliem as ações que vêm sendo desenvolvidas, e apliquem as mudanças quando forem necessárias”, explicou.

A consultora responsável pela realização das avaliações diagnósticas, Janaína Audino, avaliou que as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), cujas Escolas em Tempo Integral participaram ativamente da avaliação diagnóstica, tiveram uma melhoria significativa no desempenho dos alunos. “Este é um processo construído por muitas mãos e, felizmente, nós verificamos que quanto mais nós trabalhamos estas questões, melhor é o rendimento”, afirmou.

Secretaria da Educação