Secretaria da

Referencial Curricular Gaúcho é instituído e implementação inicia em 2019

Publicação:

Inscrições seguem até esta quarta-feira (22)
Inscrições seguem até esta quarta-feira (22) no site da Seduc - Foto: seduc
Por Diego da Costa

Após a contribuição de mais de 120 mil pessoas e a realização de diversas mobilizações ao longo de 2018, o Referencial Curricular Gaúcho foi instituído, na manhã desta quarta-feira (12), pelo Conselho Estadual de Educação (Ceed) e pela União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme). O documento, elaborado em regime de colaboração entre a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), será o norteador dos currículos das escolas gaúchas a partir de 2019. As mudanças, que seguem as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valerão para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

O secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, destaca que o Referencial Curricular Gaúcho é um marco histórico para a educação do Rio Grande do Sul. “Eu fico muito feliz de ter estado à frente da Secretaria durante este período e ter contribuído para o desenvolvimento desta política pública que irá modernizar o currículo, qualificar o modelo pedagógico das escolas e atender melhor os estudantes”, explica.

Para o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS), Marcelo Malmann, é preciso ressaltar o trabalho realizado em regime de colaboração entre a rede estadual, as redes municipais e as escolas privadas e, além disso, o papel dos professores que, de acordo com ele, foi determinante para a construção desta política pública. "Precisamos fortalecer ainda mais este regime colaboração para implementar o novo currículo que irá mudar a educação do Rio Grande do Sul", enfatiza

Para a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEEd), Sônia Veríssimo, a missão do órgão é auxiliar a sociedade e beneficiar os alunos. “Este é um grande momento e nós, do Conselho Estadual, estamos muito contentes por viabilizar a aplicabilidade desta proposta que traz novos rumos para a educação gaúcha”, destaca.

A coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, no Rio Grande do Sul (Uncme-RS), Fabiane Bitello, salienta a importância do Referencial Curricular Gaúcho. “Este é um momento que demonstra a força e o pioneirismo do nosso Estado. É o movimento que nós temos que fazer daqui para a frente na área da educação”, conclui.

A diretora do Departamento Pedagógico, Sônia Rosa, exalta o grande momento e agradece aos redatores do Referencial Curricular Gaúcho e a todos que contribuíram para a elaboração do documento. “Quero destacar o trabalho de todos os envolvidos que, de forma incansável, lutaram para a finalização deste processo fundamental para a educação do nosso Estado”, afirma.

Sobre a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papeis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando aonde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos

Referencial Curricular Gaúcho

Com o objetivo de criar uma base comum curricular integrada entre as redes municipal, estadual e privada, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, buscou junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS), a criação do Referencial Curricular Gaúcho. O novo projeto, que já começa a ser implantado em 2019, visa agregar temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)