Bem-vindo
Buscar por

Publicação: 18/06/2013 - 16:44

RS Mais Digital

Estudantes e professores de Livramento recebem netbooks

A terça-feira (18) estava em clima de festa na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rivadávia Correa, de Santana do Livramento. O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, entregou oficialmente nove mil netbooks para os alunos e professores do ensino fundamental do município. A ação integra o RS Mais Digital - Projeto Província de São Pedro. O investimento chega a R$ 6 milhões só nesta região.

Conforme Azevedo, a ideia é propiciar a vivência dos alunos na linguagem da tecnologia digital. “A introdução do computador no processo educativo não visa substituir o professor, mas sim, ser um parceiro no trabalho pedagógico desenvolvidos pelos docentes”, disse.

O secretário informou que o Governo do Estado já investiu mais de R$ 1,2 milhão em 22 obras na região de Livramento. Além disso, nove escolas da região estão contempladas com o Plano de Necessidades de Obras (PNO), que prevê reformas globais. São elas: João Pedro Nunes, Menna Barreto, Padre Ângelo Bartelle, Moyses Vianna, Brasil, Marechal Hermes, Uruguai, Instituto Liberato Salzano Vieira da Cunha, e Deputado Ruy Ramos.

O diretor da escola, Júlio da Rosa comemorou a novidade. “Estávamos na expectativa e hoje, recebemos de portas abertas essa nova ferramenta. Temos a certeza de que os nets farão grande diferença no nosso dia a dia”.

Com investimentos que chegarão a R$ 66 milhões, o Província de São Pedro vai disponibilizar até 2014 um computador por aluno e professor em escolas de ensino fundamental de zonas de fronteira com o Uruguai e regiões de Territórios da Paz. Além de Porto Alegre, Bagé, Aceguá e Esteio já integram o Projeto Província de São Pedro. A definição dos municípios da região de fronteira com o Uruguai deve-se ao fato do país possuir iniciativa semelhante, o Projeto Ceibal.

Além de Santana do Livramento, cinco municípios integram a 19ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE): Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul e São Gabriel. A CRE possui 57 escolas e 29.889 alunos.

Participaram do evento o vice-presidente da Procergs, Cláudio Dutra, representando a Diretoria de Inclusão Digital do Governo do Estado, Gerson Barrey, representantes da Intel, Luiz Blos e Edmilson Paoletti, e o prefeito municipal, Glauber Lima, a titular da 19ºCRE, Meire Tores, secretários municipais e comunidade escolar.

Investimentos em infraestrutura

Azevedo declarou que a ausência de internet adequada nas escolas não justifica privar os alunos e professores de receberam os equipamentos tecnológicos. “Para um Estado que estava desprovido de uma infraestrutura de rede digital até 2011, o acesso aos equipamentos deve ser considerado um avanço, que deflagram outros problemas a serem superados. Estamos trilhando para o desenvolvimento”, avalia Azevedo.

Com a expansão do programa Infovia RS, coordenado pelas secretarias de Comunicação e Inclusão Digital (Secom), e Geral de Governo (SGG), desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), e a execução do Plano de Necessidades de Obras (PNO) da Secretaria de Educação e da Secretaria de Obras Públicas, o Estado caminha para a generalização, nas escolas, para de uma internet de 10 megas.

A Infovia RS é uma rede corporativa do Estado, e que tem o objetivo de levar banda larga ao interior do Estado, melhorando serviços públicos e ampliando a inclusão digital.