Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Professores de inglês da rede pública terão a chance de estudar nos EUA

Até o dia 21 estão abertas as inscrições para curso de aperfeiçoamento de inglês do Programa Fulbright

Publicação:

Professores da rede pública terão a chance de estudar nos EUA
Professores da rede pública terão a chance de estudar nos EUA - Foto: Divulgação

 Professores de inglês terão a oportunidade de vivenciar a língua estrangeira em sua terra mãe - Washington, nos Estados Unidos. Até o próximo dia 21, está aberta a seleção de educadores do Ensino Médio da rede pública (estadual e municipal) para uma bolsa de estudos do Programa Fulbright, uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA e que firmou parceria com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc). O curso tem duração de até cinco meses, com início previsto para janeiro de 2020. As aulas ocorrerão em uma universidade de Washington D.C.

 Podem participar do processo seletivo os professores efetivos de língua inglesa do ensino médio; professores ativos com dedicação exclusiva e estágio probatório concluído, do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal; dispender atualmente de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando língua inglesa na rede pública; possuir licenciatura em língua inglesa com conclusão após 31 de dezembro de 2008; ter, no mínimo, cinco anos de prática de ensino de inglês após a conclusão da licenciatura em letras - Inglês; ter proficiência em inglês comprovada; ser cidadão brasileiro, não cumulada com cidadania norte-americana; educadores que participaram do Programa de Líderes Internacionais em Educação (ILEP) não são elegíveis para o Fulbright. Será dada prioridade a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica ou profissional no exterior.

 

 Incentivos

 O curso de aperfeiçoamento de língua inglesa oferece moradia compartilhada com outros participantes; passagens de ida e volta para os EUA; orientação pré-partida no Brasil; custos e taxas para a participação no programa; ajuda de custo para alimentação, aquisição de um laptop para a realização das atividades acadêmicas, além de livros e outros materiais educacionais; workshop de encerramento; seguro-saúde; visto de intercâmbio J-1.

  

Para participar

 

Interessados em participar do processo seletivo devem encaminhar e-mail para juliana-grieger@seduc.rs.gov.br com cópia para anie-gabriel@seduc.rs.gov.br, com o assunto Fulbright DAI 2019-2020 – Nome do candidato – Coordenadoria Regional de Educação na qual está lotado. O Edital Fulbright DAI 2019-2020 pode ser conferido no site da Fulbright

 

 

 

 

               

 

 

 

 

Secretaria da Educação