Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Livro “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias” completa 26 anos

Publicação:

Lançamento do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias
Lançamento do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias - Foto: Lucas Nogare Peres
Por Diego da Costa

Com o intuito de incentivar a leitura e o exercício da produção textual dos estudantes, a Secretaria Estadual de Educação, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), lançou, nesta sexta-feira (9), a 26ª edição do livro “Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias”.  O dia, que foi de emoção para os pais e professores dos 100 alunos selecionados para participar da obra, ocorreu em dois momentos. Na parte da manhã, na Praça de Eventos da Seduc, os estudantes foram recebidos com festa e ganharam um diploma de participação. Logo após, na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, na área central da Capital, foi a vez de eles distribuírem autógrafos.

 A publicação reúne poesias, contos, desenhos e crônicas de alunos da rede pública estadual, incluindo a educação infantil, especial, indígena e algumas histórias de superação. É o caso do aluno Edegar Geschuender, do 3º ano do Ensino Médio, com 68 anos de idade, de Jacuizinho, que participou com o poema “Minha História”. Ele voltou a estudar no ano de 2013 e faz planos para cursar o Ensino Superior. “Estou muito feliz por este momento e pretendo seguir adiante. Eu quero fazer faculdade de Administração”, revela.

Outra trajetória de superação que chama a atenção entre os 100 alunos selecionados para participarem da edição é a história de Vinicius Matheus Quadros. O estudante de 21 anos cursa o 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Dr. Arnaldo Faria, do município de Bagé. Ele tem necessidades específicas devido a um atropelamento sofrido na infância, como descreve no seu poema:

 “As pessoas não gostam de falar comigo, mas eu quero conhecer a vida delas. Eu sou diferente, eu sou deficiente. A felicidade para mim é botar a conversa em dia, ter carinho e respeito”.

Natália dos Santos Piccoli tem 9 anos e cursa o 3º ano de Ensino Fundamental na Escola Nossa Senhora da Oliveira. Natural de Vacaria, a menina, que tem baixa visão, contou com o auxílio da professora da sala recursos, Ana Lúcia Cioato, para fazer o seu poema “Planeta Terra”. “Este é um momento de muita emoção para mim. Estou muito feliz que estar aqui hoje e receber este prêmio”, ressalta Natália.

Em sua saudação, o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, afirmou que a prática da literatura e o aprendizado da escrita são elementos que influenciam diretamente no desenvolvimento dos cidadãos. “Os estudantes de hoje, que estiverem próximos dos livros e do conhecimento, terão mais facilidades para se adaptar ao seu futuro, independentemente daquilo que irão fazer profissionalmente ou planejarem para suas vidas”, enaltece.

Uma das participantes de destaque da 26ª edição do programa, que participou da cerimônia oficial de lançamento, na parte da manhã, é a professora Jane Bestetti.  A então coordenadora do Centro do Livro e Bibliotecas Escolares da Seduc, no ano de 1992, reuniu os textos que ganhava dos alunos em suas visitas às escolas. Ela fez um livro e o lançou na Feira do Livro de Porto Alegre, dando início ao projeto.

“Eu me sinto muito gratificada pelo programa ter sido levado adiante e de ver todas estas crianças presentes aqui hoje. Eu sempre falo que a nossa profissão não enriquece, mas traz alegrias que pouquíssimas conseguem”, afirma.

Segundo a atual coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe), Maria do Carmo Ferreira Mizetti, a publicação  dá todo o protagonismo para os estudantes. De acordo com ela, é uma excelente oportunidade para os jovens gaúchos mostrarem o seu talento e serem reconhecidos. “Os alunos vieram para Porto Alegre, muitos deles pela primeira vez, e foram hospedados com seus respectivos professores. Tenho certeza que é uma experiência incrível para eles, pois também é para nós, educadores”, destaca.

Tarde de autógrafos

Antes de os estudantes pegarem o ônibus de volta para a casa, a tarde foi de distribuição de autógrafos e bate-papo com o público que ficou encantado com o talento das Crianças e Jovens do Rio Grande. Um dos mais novinhos da turma é o pequeno Davi da Silva, de 5 anos. Ele é aluno da Escola Jovelino Theodoro, localizada no município de Santo Antônio da Patrulha. Sua mãe, Gabriela Gomes da Silva, revela que é a primeira vez que o menino vem a Porto Alegre. “Está sendo uma experiência muito importante para o meu filho. Estamos muitos felizes de ele estar participando do livro”, conta.

Estudantes autografam o livro na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre
Estudantes autografam o livro na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre - Foto: Diego da Costa

Presenças

A cerimônia de abertura, realizada na parte da manhã, na Seduc, contou ainda com as seguintes presenças: a secretária-adjunta estadual de Educação, Iara Wortmann; a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Sônia Rosa; a patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, Maria Carpi; e Carlos Côrtes, filho do tradicionalista Paixão Côrtes, que foi homenageado no livro.

Apresentações

Os estudantes foram recebidos na parte da manhã com a apresentação do Dragão Chinês, que simboliza a sabedoria. Logo após, o ator Jairo Klein interagiu com o público festejando os 26 anos do programa.

Confira mais fotos

Secretaria da Educação