Secretaria da

Encontro reúne mais de 50 educadores na Feira do Livro de Porto Alegre

Publicação:

Encontro na Feira do Livro contou com a presença de mais de 50 educadores
Encontro na Feira do Livro contou com a presença de mais de 50 educadores - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

Dentro da programação da 64º Feira do Livro de Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoveu, na tarde desta segunda-feira (5), um bate-papo em que as escolas apresentaram projetos de literatura desenvolvidos com alunos e professores. O encontro contou com a presença de mais de 50 educadores.

“A cidadania se constrói pela leitura e nós só formaremos cidadãos conscientes se formarmos leitores. Eu quero agradecer aos professores pelos belíssimos trabalhos desenvolvidos. Isto é fazer educação”, destacou a secretária-adjunta de Educação, Iara Wortmann, em sua saudação.

A diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Raquel Padilha, agradeceu aos envolvidos no evento e destacou o lançamento da 26ª edição do livro “Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias”, que ocorre dia 9, na Feira do Livro de Porto Alegre. “Todos estes projetos maravilhosos de incentivo à leitura não ocorreriam se não fosse a dedicação dos nossos grandes professores da rede pública estadual. Agradeço, em especial, à professora Maria do Carmo Mizetti e toda a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Sebe) que organizaram o evento”, ressaltou.

A diretora Márcia Graci de Azevedo, da Escola Carlos Fagundes de Mello, de Porto Alegre, foi uma das escolhidas a apresentar o projeto de sua escola. Contou que há 20 anos a instituição de ensino trabalha com um projeto chamado “De Olho na Leitura do Professor”. A ideia, segundo ela, é ampliar o conhecimento dos docentes. Para os alunos, semanalmente a escola interrompe as suas atividades normais durante 30 minutos quando todos são convidados a ler alguma coisa com tema livre. “Após as leituras são realizados seminários e debates que contribuem para melhorar o aprendizado”, explica.

Na recepção do encontro, os alunos da Escola Alcides Cunha receberam os convidados divulgando o seu projeto. Inspirado na obra“ Poesia do Abraço”, cuja capa é um livro abraçando uma pessoa, o trabalho consiste numa apresentação com um fundo de pano branco, onde o visitante deixa uma mensagem positiva a respeito da importância da leitura. Ao escrever, ele é abraçado pelo livro.

Na ocasião, também estiveram presentes os representantes das seis escolas estaduais que estão expondo os seus projetos no estande da Seduc na Feira do Livro de Porto Alegre. São elas: Piratini, Alcides Cunha, Aurélio Reis, Major Miguel José Pereira, General Bacelar e Danilo Zaffari.

Confira mais fotos

Secretaria da Educação