Dia D leva discussões sobre Base Nacional Comum Curricular para as escolas

Primeiro encontro, de um total de quatro, abordará o Referencial Curricular Gaúcho e a formação continuada de professores

Crédito: Lucas Nogare
Por Rodrigo Peixoto

Nesta sexta-feira,12 de abril, ocorre o primeiro “Dia D” do ano de 2019. A atividade é parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promove o começo da discussão para a construção dos documentos curriculares no território do município.

Na prática, será um momento para debates e a organização das escolas, com o enfoque em construir uma nova proposta de currículo a partir da BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho. A data não é considerada como letiva e as escolas não receberão alunos na ocasião. Estarão presentes somente equipes diretivas, professores e funcionários. Algumas escolas realizarão o "Dia D" em outra data, ajustada no Calendário Unificado com o município, em função do transporte escolar.

“Nossa intenção é tornar o dia 12 de abril um dia de reflexão, estudo e planejamento. É a hora de olhar para dentro da escola, para a formação do professor, e pensar como podemos qualificar a ação docente com vista à melhoria da aprendizagem do aluno”, afirma o diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, professor José Adilson Antunes.

O encontro será dividido em dois momentos. No primeiro, será realizado um diagnóstico da formação continuada dos professores: sua formação inicial, se atuam em sua disciplina de formação, se possuem tempo para estudar dentro do seu regime de trabalho, e se as escolas, as Coordenadorias Regionais de Educação, as Secretarias Municipais de Educação e Mantenedoras Privadas programam atividades de formação continuada.

Na sequência, em desafio proposto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), os professores farão uma reflexão em torno do Referencial Curricular Gaúcho, em atividade que será divulgada no dia anterior ao evento. A intenção é que o desafio seja realizado justamente no dia da mobilização, a fim de não descaracterizar o objetivo do encontro.

Todos os materiais referentes ao “Dia D” e orientações completas sobre as atividades estarão disponíveis no portal do Referencial Curricular Gaúcho (curriculo.educacao.rs.gov.br) a partir desta quinta-feira, 11 de abril. Indicações preliminares já foram encaminhadas para as Coordenadorias Regionais de Educação e Secretarias Municipais de Educação, e direcionadas para as escolas de cada região. A participação dos professores nas atividades será durante os turnos em que normalmente ministram suas aulas.

Orientac?o?es Dia D

O “Dia D” é uma iniciativa do regime de Colaboração estabelecido entre a Secretaria de Estado da Educação a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME/RS), e Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS). Os próximos encontros estão agendados para os meses de junho, agosto e outubro. No entanto, entre os "Dias D", outras ações e atividades serão realizadas em cada instituição de ensino, com foco na construção do currículo do território.

00:00:00/00:00:00

Dia D