Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mobiliza estudantes e professores

Formas lúdicas de comunicação são utilizadas
Formas lúdicas de comunicação são utilizadas - Foto: Sonia Lopes/arquivo pessoal
Por Renato Gava

A etapa regional da Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) reuniu nesta semana, no Colégio Salesiano Dom Bosco, em Porto Alegre, 80 pessoas entre alunos, professores, oficineiros e demais pessoas ligadas à ação, cuja finalidade é mobilizar estudantes de todo o país para projetos e ações com a temática socioambiental. O tema deste ano é Vamos Cuidar do Brasil. A iniciativa é do Órgão Gestor No Rio Grande do Sul, e a coordenação, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A etapa nacional, que desencadeou as regionais, ocorreu entre os dias 15 e 19 de junho na cidade de Sumaré (SP). O debateu reuniu 460 delegados, responsáveis por apresentar, para debate, os temas de suas escolas. Depois, na etapa posterior, esses delegados são responsáveis por disseminar, em suas comunidades escolares, as experiências da etapa nacional. Uma das metas é que, através do pensamento crítico-reflexivo-coletivo, possam adequar as escolas em espaços educadores sustentáveis, por meio de metodologias criativas e lúdicas - como forma de expressão, os jovens realizam atividades como palestras, músicas e oficinas.

Etapa regional foi em Porto Alegre
Etapa regional foi em Porto Alegre - Foto: Sonia Lopes/arquivo pessoal

“Para que as escolas iniciem a transição a um espaço Educador Sustentável, foi pensada a jornada usando por games, pois, de acordo com os facilitadores, se não for divertido, não é sustentável”, completou a coordenadora da Divisão da Diversidade e Direitos Humanos da Seduc, Sonia Lopes dos Santos.

Formato

A ação começou em 2013, sempre com a mesma sistemática de etapas: escolar, municipal, estadual e nacional. Cada escola participa de forma voluntária e elege um aluno, entre 12 e 14 anos, que será seu delegado e a representará nas etapas. O programa contempla estudantes do meio rural, quilombolas, indígenas e com deficiência.

Participaram alunos entre 12 e 14 anos
Participaram alunos entre 12 e 14 anos - Foto: Sonia Lopes/arquivo pessoal

Ainda na etapa nacional, foi definida a realização da atividade Primavera X, na qual os participantes foram desafiados a realizar ações de cuidado e proteção a mananciais hídricos próximos a suas escolas. De acordo com Sonia Lopes dos Santos, a criação e fomento de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida’s) e a Agenda 21 escolar são assuntos nesta etapa como forma de enraizamento das propostas de conferência, a fim de que se tornem ações contínuas e permanentes de Educação Ambiental nas escolas públicas do Rio Grande do Sul.