Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Candidatos à direção de escolas estaduais passarão por curso inédito

Qualificação com 120 horas fica disponível a partir de amanhã e vai modernizar sistema de gestão

Publicação:

Cursos são no Ensino a Distância
Cursos são no Ensino a Distância - Foto: Pixabay/Divulgação
Por Renato Gava

As mais de 2,5 mil escolas da rede estadual do Rio Grande do Sul se preparam para, dia 27 de novembro, escolher seus diretores para mandados de três anos. Independentemente de quem tiver mais votos, já há um vencedor: a educação gaúcha. Isso porque, este ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está proporcionando um inédito curso de gestão para os próximos gestores das entidades de ensino. A primeira fase, no sistema de Ensino à Distância (EaD), começa nesta sexta-feira (9). O link já foi disponibilizado e mais de 1,3 mil candidatos (alguns tentando a reeleição) já se matricularam desde o dia 5, quando começaram as inscrições.

“Que o Estado atravessa uma situação financeira precária, não é mais segredo há tempos. Porém, mais do que a falta de dinheiro, o que prejudica boa parte das escolas é a ausência de técnicas de gestão para boa parte dos diretores. Assim como professores, merendeiras, secretário e todos os demais envolvidos com a educação, é preciso qualificação constante”, afirmou o secretário Ronald Krummenauer.

Obrigatório a todos os diretores e vices a partir da gestão que começa ao final do atual ano letivo, o curso traz informações sobre o funcionamento de todos os departamentos da Seduc – Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos, Logística, Jurídico e Pedagógico. Há ainda conteúdo voltado para a liderança e comunicação (media-training), entre outros. A carga horária é de 120 horas, divididas em três etapas, sempre no Ensino à Distância (EaD).
“Será a primeira vez que a Seduc oferece um curso com essa qualidade. Vai ajudar muito na gestão de cada um deles”, avalia a diretora-adjunta do Departamento de Planejamento (Deplan/Seduc), Neri Barcelos, quer coordenou o grupo de trabalho responsável pela elaboração do curso.

No primeiro módulo, de 20 horas, os diretores aprendem noções de liderança e da função, bem como os atributos principais da administração pública. Em dezembro, o próximo módulo, de 40h, explicará o funcionamento e a melhor maneira de encaminhar demandas à Seduc. O terceiro módulo, também de 40h, a ser realizado no início do próximo ano, mostra ações indispensáveis ao cotidiano de quem realiza a gestão escolar.


Eleições
O prazo para inscrição das chapas terminou dia 1º de novembro, e até esta quinta-feira (8), as comissões eleitorais de cada instituição de ensino vão analisar os pedidos de impugnação - no dia seguinte, todos as candidaturas precisam estar homologadas. Cada escola fica responsável por divulgar, junto à comunidade escolar, a realização da eleição, que ocorrerá entre 20h e 21h.

De acordo com a portaria 314/2018, estão aptos a votar os alunos matriculados a partir do 5º ano (ou maiores de 12 anos), os pais dos menores de 18 anos (mãe, pai ou responsável, valendo apenas um voto por família), os professores e os demais servidores, nomeados ou temporários.
Para se candidatar, é preciso ser membro do magistério ou servidor da escola e ter curso superior na área da educação. Não poderão participar candidatos condenados em processo disciplinar administrativo em órgão da administração pública nos últimos cinco anos, ocupantes de cargo eletivo regido pela Justiça Eleitoral e sentenciados penalmente nos últimos cinco anos.

As eleições não ocorrerão nas escolas indígenas, Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (Neejas), nas escolas da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) e Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e nas escolas que tiverem em efetivo exercício apenas um membro do magistério, dada as especificidades e peculiaridades dos referidos estabelecimentos de ensino.

Secretaria da Educação