Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Ação de combate ao câncer envolve 14 comunidades escolares de Porto Alegre

Publicação:

Alunos da Capital participaram de oficinas educativas de combate ao câncer
Alunos da Capital participaram de oficinas educativas de combate ao câncer - Foto: Hospital Santa Rita
Por Diego da Costa

No final do ano, temos dois meses que são marcantes para conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde. Em outubro, a finalidade é o combate ao câncer de mama. Em novembro, é a prevenção do câncer de próstata. Preocupada em fornecer o máximo de informações para o esclarecimento da comunidade escolar gaúcha, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em parceria com o Centro de Prevenção do Câncer do Hospital Santa Rita, do Complexo Hospitalar Santa Casa, envolveu 14 instituições de ensino da Capital para participar da “Roda de Conversa com as Escolas”. O encontro, realizado entre os dias 8 e 9 de agosto, no Hotel Plaza São Rafael, que integrou a programação das atividades do Congresso de 50 anos do Hospital Santa Rita, contou com oficinas pedagógicas e a presença de 120 pessoas, entre pais, professores e alunos.

Participaram do evento as seguintes instituições de ensino: Júlio de Castilhos, Almirante Barroso, Carlos Fagundes de Mello, Parobé, Bento Gonçalves, Inácio Montanha, Instituto de Educação Flores da Cunha, Coronel Afonso Emílio Massot, Piratini, Professor Otávio de Souza, Itália, Paraná e Apeles Porto Alegre.

Para a secretária-adjunta de Educação, Iara Wortmann, o trabalho de prevenção realizado com os estudantes é estratégico para que as informações alcancem toda a comunidade escolar. “Este projeto é fundamental, pois esclarece aos nossos alunos todas as suas dúvidas e orienta para a realização de exames preventivos. Assim, eles aprendem e também levam o conhecimento aos seus familiares”, destaca.

 

De acordo com a coordenadora do Centro de Prevenção do Câncer do Hospital Santa Rita, Alice Zelmanowicz, a ação com as escolas teve o objetivo de conscientizar sobre os principais tipos de câncer (próstata, mama, colo retal, colo uterino e pulmão), como também oferecer ferramentas diferenciadas de prevenção. “Durante o evento foram realizadas oficinas com jogos e vídeos para tornar o conteúdo mais efetivo, além disso foram distribuídos materiais nas instituições de ensino para realização de futuras atividades”, explica.

Conforme a diretora adjunta do Departamento das Coordenadorias Regionais (DCR) da Seduc e responsável pela Divisão Porto Alegre (DPA), Sandra Mauat, a experiência foi muito proveitosa para que os alunos conhecessem os principais sinais de alerta da doença. “Foi uma conscientização muito importante porque os alunos puderam entender que os casos câncer podem ocorrer independentemente da idade. Por isso, o cuidado é fundamental”, destaca.

Hospital Santa Rita

Referência nacional em prevenção, diagnóstico e tratamento na área da oncologia, o Hospital Santa Rita da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre envolve todas as especialidades médicas cirúrgicas e clínicas relacionadas ao câncer, e conta com atualizados centros para diagnóstico e tratamento, como o Centro de Prevenção do Câncer, Radioterapia e o Núcleo de Novos Tratamentos em Câncer. Há 50 anos atuando na área de assistência, ensino e pesquisa, o Hospital Santa Rita é o primeiro hospital exclusivamente do câncer do Rio Grande do Sul e vem, durante todo esse período, prestando relevantes serviços para a sociedade gaúcha. Possui, atualmente, 202 leitos e sete áreas cirúrgicas. Realiza, anualmente, mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais, 6.791 internações, 8.789 procedimentos cirúrgicos, além de mais e 30 mil aplicações de quimioterapia e 280 mil sessões de radioterapia.

 

 

Secretaria da Educação