Secretaria da

Início do conteúdo

2º Seminário Estadual das Escolas de Curso Normal conclui formação continuada de 2018

Publicação:

Secretária-adjunta de Educação Iara Wortmann destacou o fortalecimento do projeto pedagógico do Curso Normal - Foto: Diego da Costa
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (13), o “2º Seminário das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul”. O evento, ocorrido no Auditório da Caixa Econômica Federal, na Rua Sete de Setembro, no Centro da Capital, foi a conclusão da formação continuada para professores que iniciou no mês de maio deste ano. Ao todo, foram realizados dois seminários estaduais e três regionais, divididos em quatro polos, para expor práticas pedagógicas exitosas e debater, entre outros assuntos, a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, Educação Especial e Legislação. Atualmente, o Estado conta com 99 escolas que oferecem o Curso Normal para cerca de 11 mil alunos.

A secretária-adjunta estadual de Educação, Iara Wortmann, ressaltou a importância de fortalecer cada vez mais o projeto pedagógico do Curso Normal e destacou o papel do professor como agente transformador. “Este é um momento de celebração e de garantia de continuidade do Curso Normal. Pois, só vai continuar se vocês, nas escolas, assim exigirem. Nada do que a Seduc faz teria efeito se não fosse o trabalho do professor. Ser educador é construir um mundo melhor”, disse.

A diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Raquel Padilha, agradeceu o trabalho de todos os setores envolvidos no projeto. “Quero agradecer a todos os profissionais que organizaram os seminários e levaram este grande debate para as diversas regiões do Estado”, cumprimentou.

O gerente de Clientes e Negócios da Caixa Econômica Federal, Lucas Cásseres de Souza, enalteceu a parceria com a Seduc e a oportunidade de estar sediando o evento pela segunda vez. “Nós acreditamos que o fomento à educação é fundamental para se construir um novo país e é com muito orgulho que estamos reafirmando a parceria com a Secretaria”, explicou.

A coordenadora da Educação Básica, do Departamento Pedagógico da Seduc, Cláudia Gewehr Pinheiro, conta que um dos maiores ganhos da formação continuada foi a oportunidade que as escolas tiveram de trocar experiências. “Estes encontros foram muito importantes para que as instituições de ensino pudessem enxergar, umas nas outras, o trabalho desenvolvido”, afirmou.

Jornada Pedagógica

O 2º Seminário das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul integra a Jornada Pedagógica do Curso Normal 2018, que ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro. No dia 12, na Seduc, foi o lançamento do livro “Narrativas e Memórias das Escolas Estaduais de Curso Normal do Rio Grande do Sul”. A obra traz uma inédita compilação de documentos e fatos históricos das 99 escolas da rede estadual gaúcha que oferecem a modalidade de ensino. Nesta quarta-feira (14), fechando a programação da Jornada Pedagógica, no Auditório da Caixa Econômica Federal, às 9h, será realizado o Seminário da Linha de Pesquisa Territorialidades Negras do Rio Grande do Sul.

Secretaria da Educação